sábado, 16 de março de 2013

'Memória Descritiva' - Ex.1


Tendo como ponto de partida o manifesto do estúdio rAndom International e a observação dos seus trabalhos é possível estabelecer uma relação directa entre estes e os vários pontos do manifesto, que se traduz em quatro composições tipográficas e um poster desdobrável.
rAndom International é um estúdio, fundado em 2005, por Stuart Wood, Florian Ortkrass e Hannes Koch. Hoje conta com mais colaboradores, todos eles com diversas áreas de interesse e acção. Neste sentido, desenvolvem projectos e instalações, essencialmente na área da arte, do design, da ciência e da arquitectura, que têm como base um trabalho digital e enfatizam a interacção entre a audiência e o objecto final, possibilitando uma relação entre as duas partes. Cada um dos seus trabalhos é visto como um processo de pesquisa sobre as relações entre as pessoas, as máquinas, os sistemas e culturas. Procurando explorar a forma como as pessoas se comportam e captam informação.
Estas ideias são facilmente identificáveis em obras como Audience, que recorre a uma grande quantidade de espelhos para captar a imagem de uma pessoa ou da Rain Room, com todo o seu sistema complexo de funcionamento capaz de despertar variadas reacções e acções no público. No fundo, todos estes projectos começam com ideias e conceitos, que se transformam em sistemas complexos visíveis apenas na sua forma material que suscita a interacção das pessoas.
Num manifesto que reforça esta experiência real e a ideia de digital, juntamente com a importância de se traduzir a complexidade em objectos simples, “We believe in making experience real for our clientes and their customers” foi o ponto escolhido para as composições tipográficas, por ser explicativo da relação: objecto-individuo (instalação/observador). Assim sendo, foi dividida ao meio e apresentada em dois grupos textuais para representar estas duas partes essenciais do trabalho para rAndom International. Cada um destes blocos deve funcionar em relação ao outro e ocupar em conjunto a área em volta de forma equilibrada. O espaço branco envolvente deve ser superior visualmente ao ocupado pela composição tipográfica para reforçar a noção de espaço e relação entre os blocos (objecto/individuo).
A complexidade associada muitas vezes ao digital é explorada graficamente na frente do poster com a acumulação de pequenos módulos quadrados, referentes ao pixel e às formas geométricas presentes em muitos dos seus trabalhos, quer de forma mais directa, quer pela associação visual que eles nos dão. A forma gráfica criada é trabalhada ao nível da transparência e sobreposição, sendo acompanhada por três palavras-chave do manifesto: Digital, Experience e Tangible.
Flanklin Gothic Book por ser uma letra sem serifa e simples foi usada nas composições e na 2ºfase do projecto, permitindo uma apresentação (e transformação da letra) linear referente ao digital e aos trabalhos do estúdio. Adobe Caslon Pro, uma letra com serifas, é apresentada como contraste e diferenciação pela sua forma mais modelada e curva.
A informação no verso do desdobrável centra-se no manifesto e em pequenos textos de apresentação do estúdio e de alguns dos seus projectos, de forma a justificar e facilitar a compreensão do próprio manifesto.



Audience


Rain Room


You Fade to Light


Swarm Light

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