Cada trabalho é encarado como um processo de pesquisa sobre as relações entre as pessoas, as máquinas, os sistemas (novas tecnologias ‘intelegentes’) e culturas. Procurando explorar a forma como as pessoas se comportam e captam informação. Inclusive, já trabalharam com o cientista cognitivo, Philip Barnard, para analisar estes comportamentos: “The best bit is watching what people do,” diz Ortkrass. “It’s either totally crazy, or utterly banal, but never what we’re expecting.”
O estúdio já ganhou vários prémios e são reconhecidos pelo seu trabalho e criatividade.
Alguns trabalhos que facilitam a compreenção do manifesto, bem como das caracteristicas e objectivos do estúdio:
‘Random International are known for their distinctive approach to digital-based contemporary art. Their experimental artworks come alive through audience interaction and staged performance.’
AUDIENCE
‘Audience consists purely of functional objects and technological resources, but its meaning can easily be placed in the history of art.’
Um dos primeiros projectos que envolvia a participação do público, desenvolvidos pelo estúdio. Consistia numa série de vidros (cerca de 64) que reagiam á imagem do espectador, capturando-a e ‘seguindo-o’ á media que o visitante percorria o espaço entre os espelhos. Desta forma o espectador transforma-se num agente activo na obra – um dos pontos mais fortes da instalação, que apenas se vê comprometida quando as condições de espaço, ambiente e luz não são as melhores.
É a ideia de ver e ser visto explorada em três fases: a imagem num único espelho, a imagem formada pelos 64 espelhos juntos e a fantástica reacção do público.
RAIN ROOM
‘But we became much more interested in how people would react to the piece’, he explains. “It’s the same with all of our work: it doesn’t make sense without anyone there.”
Dos últimos projectos de rAndom International, instalado numa curva escura. Convida os visitantes a entrar num espaço com chuva a cair sem ficarem molhados e consequentemente a se tornarem performers num palco inesperado.Trata-se do projecto em que quando o individuo entra no espaço onde a chuva cai, esta começa a afastar-se criando uma espécie de campo magnético invisível á sua volta, que o acompanha em todos os movimentos feitos dentro do recinto.
Behind the magic of each piece is a highly refined piece of technology. Rain Room é controlada por uma série de câmaras 3D localizadas á volta da instalação, que tem um total de 2.500 litros de água a cair cerca de 1.00 litros por minuto, que é filtrada, tratada e reciclada. É ainda o palco para a coreografia de uma performance de Wayne McGregor, com música de Max Richter.
YOU FADE TO LIGHT
Um projecto que recorre essencialmente há luz, cuja intensidade e qualidade é controlada pelo corpo humano. Proporciona ao observador a possibilidade de interagir fisicamente com o trabalho e a sua própria imagem abstracta, nele produzida. ‘As soon as people understand that, they start moving in silly ways dancing and quite generally enjoying themselves.’
AMPLITUDE
Considerado um trabalho de design performativo. Encoraja os visitantes a tocar, reagindo ao movimento no espaço envolvente.
FUTURE SELF
Projecto que
estuda o movimento humano no sentido do que ele pode revelar sobre a nossa
identidade e relação que temos com a nossa própria imagem. Este movimento é
traduzido através da luz.
STUDY OF YOU
Study of You
é uma instalação que reflecte a imagem do observador ha medida que este se
aproximada da grande quantidade de OLEDS.
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