domingo, 14 de abril de 2013

'Memória Descritiva' - Ex.2



A Retorica, também conhecida como a Arte da Persuasão, é a capacidade de dizer algo de uma nova forma, dando às palavras novos significados e criando um discurso mais atractivo e capaz de moldar as “atitudes” daqueles a quem ele se dirige. A reflexão que Gui Bonsiepe realizou sobre este conceito, juntamente com a ideia de Contraste como constante do design, de Chris Pullman foram a base da criação de um cartaz e de uma pequena animação.
“Contrast: the ability to distinguish one thing from another” foi a frase escolhida para ser trabalhada nas duas fases do exercício. Tendo em conta o seu significado, procurou-se através da tipografia e da sua relação com o suporte construir uma composição que evidenciasse claramente a ideia de contraste.
Contraste, é portanto, um princípio de design que permite organizar informação, estabelecendo hierarquias e pesos visuais, através da diferença entre os vários elementos. Esta diferença pode residir nas cores utilizadas, nas fontes escolhidas – com ou sem serifa, nos tamanhos, alinhamentos, direcções, espessuras e formas aplicados. É, de facto, um elemento muito importante em qualquer composição, porque ao ser aplicado, é possível distinguir os vários elementos na página, permitindo ao leitor perceber o que é o mais importante. Neste sentido, e para o cartaz, foram selecionados dois tipos, um serifado – Bell MT, pelo seu contraste de desenho, e outro sem serifa – Flanklin Gothic Medium, um tipo sem contraste e visualmente forte. O peso visual das duas fontes foi explorado durante a criação da composição tipográfica, nomeadamente na sua conjugação no espaço e dimensão escolhida. A forma recta desta composição é evidenciada pelos rectângulos colocados em torno de várias palavras da frase – dando-lhes um novo e marcado peso visual, que quando prolongados para fora da página reforçam a verticalidade e horizontalidade dos blocos de texto. Em contraste com estas formas, encontra-se um círculo que está ligado a alguns dos rectângulos e que é intersectado pela composição quando algumas palavras sobrepõem os seus contornos (power, distinguish), a fim de unir forma e fundo. A aplicação da cor teve então como preocupação, para além de remeter de forma imediata para o contraste visual, estabelecer uma ligação equilibrada entre as formas tipográficas, geométricas e o fundo. No final, resulta numa composição contrastante, mesmo que o peso visual dos tipos de letra tenha sido praticamente anulado, pela escala, cor e fundo, onde aparecem, ou seja, por exemplo, o bloco de texto: “one thing from another”, é tão forte visualmente como a palavra “distinguish”, que tem uma dimensão muito superior a essas palavras. 
Verifica-se então, um Paralelismo/Exemplificação directo(a) com aquilo que é o conteúdo da frase e a forma como ela é representada graficamente.
No que se refere à animação, a cor não tem um papel muito importante, sendo que o contraste é dado pelo preto e branco, mas suavizado pela presença dos cinzas. Incidiu-se, portanto, na diferença tipográfica e dimensões do texto, procurando evidenciar a diferença entre tipos com e sem serifa. Assim sendo, a fonte Bell MT foi substituída pela Garamond, que para além de possuir algum contraste no seu desenho, as suas patilhas eram mais adequadas à estratégia definida na construção da animação: sobreposição de letras para acentuar o contraste entre as formas tipográficas. Contudo, o desvanecer das palavras e a sobreposição gradual e tonal quando ocorre dificulta a leitura – só possível, sem dificuldades quando é possível distinguir novamente as formas das letras sobre um fundo plano, ou seja quando há contraste entre forma e fundo. 

Referências
1ªFase





Trabalhos de ­­Nevilly Brody, que evidenciam contraste entre o preto e branco; diferentes pesos visuais dados pela tipografia, e sobreposições de cores e formas rectas e outras curvas.


Wassily Kandinsky – contraste de espessuras, formas e linhas rectas e curvas. ­


2ªFase











Estas imagens retiradas de pequenas animações tipográficas mostram a diferença de tipos de letra, o contraste entre preto e branco, suavizado pelo cinza e ainda a sobreposição de tipos diferentes para acentuar as suas diferenças.



Nenhum comentário: