A Retorica, também conhecida como a Arte da Persuasão, é a
capacidade de dizer algo de uma nova forma, dando às palavras novos
significados e criando um discurso mais atractivo e capaz de moldar as
“atitudes” daqueles a quem ele se dirige. A reflexão que Gui Bonsiepe realizou
sobre este conceito, juntamente com a ideia de Contraste como constante do
design, de Chris Pullman foram a base da criação de um cartaz e de uma pequena
animação.
“Contrast: the ability to distinguish one thing from
another” foi a frase escolhida para ser trabalhada nas duas fases do exercício.
Tendo em conta o seu significado, procurou-se através da tipografia e da sua
relação com o suporte construir uma composição que evidenciasse claramente a
ideia de contraste.
Contraste, é portanto, um princípio de design que permite
organizar informação, estabelecendo hierarquias e pesos visuais, através da
diferença entre os vários elementos. Esta diferença pode residir nas cores
utilizadas, nas fontes escolhidas – com ou sem serifa, nos tamanhos, alinhamentos,
direcções, espessuras e formas aplicados. É, de facto, um elemento muito
importante em qualquer composição, porque ao ser aplicado, é possível
distinguir os vários elementos na página, permitindo ao leitor perceber o que é
o mais importante. Neste sentido, e para o cartaz, foram selecionados dois
tipos, um serifado – Bell MT, pelo seu contraste de desenho, e outro sem serifa
– Flanklin Gothic Medium, um tipo sem contraste e visualmente forte. O peso
visual das duas fontes foi explorado durante a criação da composição
tipográfica, nomeadamente na sua conjugação no espaço e dimensão escolhida. A
forma recta desta composição é evidenciada pelos rectângulos colocados em torno
de várias palavras da frase – dando-lhes um novo e marcado peso visual, que
quando prolongados para fora da página reforçam a verticalidade e
horizontalidade dos blocos de texto. Em contraste com estas formas, encontra-se
um círculo que está ligado a alguns dos rectângulos e que é intersectado pela
composição quando algumas palavras sobrepõem os seus contornos (power,
distinguish), a fim de unir forma e fundo. A aplicação da cor teve então como
preocupação, para além de remeter de forma imediata para o contraste visual,
estabelecer uma ligação equilibrada entre as formas tipográficas, geométricas e
o fundo. No final, resulta numa composição contrastante, mesmo que o peso
visual dos tipos de letra tenha sido praticamente anulado, pela escala, cor e
fundo, onde aparecem, ou seja, por exemplo, o bloco de texto: “one thing from
another”, é tão forte visualmente como a palavra “distinguish”, que tem uma
dimensão muito superior a essas palavras.
Verifica-se então, um Paralelismo/Exemplificação directo(a)
com aquilo que é o conteúdo da frase e a forma como ela é representada
graficamente.
No que se refere à animação, a cor não tem um papel muito
importante, sendo que o contraste é dado pelo preto e branco, mas suavizado
pela presença dos cinzas. Incidiu-se, portanto, na diferença tipográfica e
dimensões do texto, procurando evidenciar a diferença entre tipos com e sem
serifa. Assim sendo, a fonte Bell MT foi substituída pela Garamond, que para além
de possuir algum contraste no seu desenho, as suas patilhas eram mais adequadas à estratégia definida na construção da animação: sobreposição de letras para
acentuar o contraste entre as formas tipográficas. Contudo, o desvanecer das
palavras e a sobreposição gradual e tonal quando ocorre dificulta a leitura –
só possível, sem dificuldades quando é possível distinguir novamente as formas
das letras sobre um fundo plano, ou seja quando há contraste entre forma e
fundo.
Referências
1ªFase
Trabalhos de Nevilly Brody, que evidenciam contraste entre
o preto e branco; diferentes pesos visuais dados pela tipografia, e
sobreposições de cores e formas rectas e outras curvas.
Wassily Kandinsky – contraste de espessuras, formas e linhas rectas e curvas.
2ªFase
Estas imagens retiradas de pequenas animações tipográficas
mostram a diferença de tipos de letra, o contraste entre preto e branco,
suavizado pelo cinza e ainda a sobreposição de tipos diferentes para acentuar
as suas diferenças.
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