terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ex.2 - Desmaterialização



Tendo em conta os textos Our book e Topography of Typography, de El Lissitzky e a sua obra gráfica, desenvolveu-se um cartaz desdobrável e ainda uma livro electrónico.
Os conteúdos e o aspecto gráfico dos mesmos derivaram do conceito de desmaterialização, ou seja, da ideia da perda da forma/aspecto do livro físico – de objecto passa a ficheiro digital – o objecto livro sofre alterações devido ao tempo em que surge e aos processos tecnológicas dessa altura.

Cartaz Desdobrável 






Assim sendo, as formas geométricas e linhas rectas permitem sobreposições gráficas que remetem para a evolução/trasformação contínua do livro. O espaço em branco é importante para o equilíbrio de toda a composição, principalmente tipográfica que funciona muito em blocos de informação (titulo-texto-notas). A frase: “…the book’s facilities for expression take many more forms.” Foi composta para funcionar no desdobrável mas também para ser legível no cartaz aberto. Ao nível da tipografia, a escolha de um tipo serifado para a maioria da informação deve-se á historia do livro e á noção de passado e tradição, enquanto que nos títulos uma letra sem serifa e linear evoca uma época moderna e o futuro.  

Livro Electrónico





O livro electrónico seguiu a mesma estratégia gráfica que o cartaz e o mesmo tipo de composição tipográfica.











Nenhum comentário: