segunda-feira, 15 de outubro de 2012

The expressive force of words

"I intend to redouble the expressive force of words..."
( Manifesto Words in Freedom, Marinetti, 1913 - apresentado num post anterior) 

Segue-se uma série de trabalhos de Marinetti, onde o próprio desenvolve a expressão que as palavras podem ganhar quando são trabalhadas e dispostas na página de uma forma dinâmica, recorrendo-se a tipos e estilos diferentes, para transmitir as suas ideias e conceitos. 


Zang Tumb Tumb, Adrianopoli, Ottobre 1912/ 1914

Zang TumbTtumb é um dos melhores exemplos de palavras em liberdade de Marinetti. É a expressão dinâmica do cerco da cidade turca de Adrianópolis (actual Edirne), durante a Guerra das Balcãs de 1912. O título do livro evoca as imagens e sons da guerra mecaniza, da artilharia, bombas, bombardeamentos e explosões. O texto apresenta um grande uso de onomatopeias, que expressão esta grande variedade de sons e ruídos de batalha.



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Les Mots en Liberté Futuristes, 1919

Este livro têm influenciado muitos poetas e escritores. Funciona como uma síntese de 15 anos de pesquisa no campo da renovação da linguagem poética e literária, resultando em impressionantes efeitos visuais. É constituído por várias e criativas composições tipográficas, de diferentes tipos de letra, estilos e tamanhos, bem como caligrafia.





























































Fortunato Depero, Depero futurista 1913-1927 

Um livro preso com dois parafusos e considerado um manifesto da Idade da Máquina. Para além da inovação da capa, este livro apresenta uma grande riqueza de invenção tipográfica e utilização de tipos de papéis e cores diferentes.
“Depois de ver este livro, Kurt Schwitters quis conhecer Depero e entusiasticamente mostrou uma cópia para todos os visitantes da sua biblioteca pessoal. Este livro foi publicado numa edição de 1000 exemplares, a maioria dos quais, ostenta um selo do número da cópia. A edição mostrou pelo menos três diferentes capas com estampas de cores diferentes. Há quatro ou cinco cópias com uma ligação de metais – são livros de grande raridade, mas de um impacto visual menor. Por fim, houve até 4-5 cópias fornecidas com uma caixa expressamente concebida pelo autor. Este livro é, seguramente, o primeiro livro-objecto na história da impressão, uma obra-de-arte em si, e também como uma obra de vanguarda.”


 



























  





































































F.T. Marinetti, Parole in libertà: olfattive, tattili, termiche, 1932.

Alguns anos depois do sensacional Depero, impresso em material convencional, este novo livro foi totalmente impresso em folhas de metal. Marinetti introduziu novas referências entre as palavras e intersecção física com sensações olfactivas, tácteis e térmicas.




 
 



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