( Manifesto Words in Freedom, Marinetti, 1913 - apresentado num post anterior)
Segue-se uma série de trabalhos de Marinetti, onde o próprio desenvolve a expressão que as palavras podem ganhar quando são trabalhadas e dispostas na página de uma forma dinâmica, recorrendo-se a tipos e estilos diferentes, para transmitir as suas ideias e conceitos.
Zang Tumb Tumb, Adrianopoli, Ottobre 1912/ 1914
Zang TumbTtumb é um dos melhores exemplos de palavras em liberdade de
Marinetti. É a expressão dinâmica do cerco da cidade turca de Adrianópolis (actual Edirne),
durante a Guerra das Balcãs de 1912. O título do livro evoca as imagens e sons
da guerra mecaniza, da artilharia, bombas, bombardeamentos e explosões. O texto
apresenta um grande uso de onomatopeias, que expressão esta grande variedade de
sons e ruídos de batalha.
Les Mots en Liberté Futuristes, 1919
Este livro têm influenciado muitos poetas e escritores. Funciona como uma
síntese de 15 anos de pesquisa no campo da renovação da linguagem poética e
literária, resultando em impressionantes efeitos visuais. É constituído por
várias e criativas composições tipográficas, de diferentes tipos de letra,
estilos e tamanhos, bem como caligrafia.
Fortunato Depero, Depero futurista 1913-1927
Um livro preso com dois parafusos e
considerado um manifesto da Idade da Máquina. Para além da inovação da capa,
este livro apresenta uma grande riqueza de invenção tipográfica e utilização de
tipos de papéis e cores diferentes.
“Depois de ver este livro, Kurt
Schwitters quis conhecer Depero e entusiasticamente mostrou uma cópia para
todos os visitantes da sua biblioteca pessoal. Este livro foi publicado numa
edição de 1000 exemplares, a maioria dos quais, ostenta um selo do número da
cópia. A edição mostrou pelo menos três diferentes capas com estampas de cores
diferentes. Há quatro ou cinco cópias com uma ligação de metais – são livros de
grande raridade, mas de um impacto visual menor. Por fim, houve até 4-5 cópias
fornecidas com uma caixa expressamente concebida pelo autor. Este livro é,
seguramente, o primeiro livro-objecto na história da impressão, uma
obra-de-arte em si, e também como uma obra de vanguarda.”
F.T. Marinetti, Parole in libertà: olfattive, tattili, termiche, 1932.
Alguns anos depois do sensacional
Depero, impresso em material convencional, este novo livro foi totalmente
impresso em folhas de metal. Marinetti introduziu novas referências entre as
palavras e intersecção física com sensações olfactivas, tácteis e térmicas.
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