segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ex.1 - Composições Tipográficas



Foram desenvolvidas uma série de 4 composições tipográficas com base no manifesto Words in Freedom de Marinetti, obras de referência (apresentadas neste blog) e mais especificamente a frase “Dimensions, weights, measures, and the speed of sensations…Movements in two, three, four, five different rhythms.”
Embora construídas em suportes e materiais diferentes, as 4 composições pretendiam reflectir directamente a frase de inspiração, mas também a ideia geral do manifesto. Neste sentido, recorreu-se a inúmeras palavras, presentes no manifesto e na frase e/ou relacionadas com ele, apresentando-as de forma solta, ou seja, não organizadas em frases, mas no espaço e em relação a outras. Recorreu-se há utilização de tipos de letras de diferentes características, explorando composições com diferentes pesos visuais, onde o som, as onomatopeias e os símbolos estariam presentes directa ou indirectamente. Ideias como velocidade, movimento e dinamismo seriam transmitidas através das composições: colocação e direcção do texto, tratamento tipográfico e mesmo repetições de palavras ou expressão, no sentido, também, de dar algum ritmo á composição. 

1º Composição

Construída recorrendo a recortes de jornais e revistas é uma composição linear que invoca linhas rectas e a noção de caminho e percurso. As palavras soltas, relacionadas com a ideia da frase, são dispostas de forma a criarem um sentido de ritmo, pela repetição, e dinamismo visual.

2º Composição
 

Nesta segunda composição, onde podíamos tirar partido dos efeitos de fotocópias e da forma como ela danifica os contornos das letras, recorreu-se há utilização de palavras e expressões retiradas do manifesto, construindo-se grupos com as mesmas, dispostos com direcções diferentes no espaço. Foi também utilizado partes da obra do autor.



3º Composição


Uma composição digital, que permitia uma selecção mais livre de fontes e cores, uma vez que não havia restrições a material previamente impresso, como revistas e jornais. Neste sentido, seguiu-se a lógica das composições anteriores e utilizou-se palavras soltas, entre símbolos aleatórios. No entanto a frase foi composta com um peso visual diferente e mais destacado.

4º Composição

Mais uma vez o principal objectivo desta composição era evidenciar ritmo, velocidade e dinamismo, servindo-se das palavras-chave do manifesto. Conceitos propícios para serem trabalhados numa pequena animação. Vários pesos e dimensões diferenciam as palavras que se repetem criando um ritmo visual de diferentes velocidades.

 







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